Menu

0 Cart

Heleanna Georgalis

July 25, 2019 - by gbduarte
in cafes 0 Comments

A sua produtora de café

Este café é produzido na região de Sidamo, 400 km a sul de Addis Ababa, sob o olhar atento do grupo Molaco. Este café é produzido a grande elevação (entre 1,500 e 2,000 metros ) em solo vulcânico fértil, que confere aos grãos o seu caráter, e encontra-se normalmente rodeado de outras plantações também destinadas ao consumo humano. As cerejas do café são colhidas manualmente por agricultores independentes na montanha Kokosa e posteriormente secas em camas elevadas Africanas para garantir uma óptima ventilação.

O grupo Moplaco é gerido há cerca de dez anos por Heleanna Georgalis, uma mulher com um passado singular cuja força e carácter é sem dúvida refletido no café que produz.
Heleanna nasceu em Dire Dawa na Etiópia e é filha dum pai Grego e duma mãe Franco-Grega. A sua família trabalha com café na Etiópia desde que o seu pais se juntou ao seu tio em 1950, também ele um agricultor de café.
Quando Heleanna fez 6 anos a revolução comunista forçou a sua família a desertar o país, primeiro de Dire Dawa para Addis Ababa de helicóptero, e posteriormente para a Grécia. Heleanna recorda vivamente este período, lembra-se também dos seus pais tentarem protege-la do caos à sua volta simulando que estavam a viver uma grande aventura. Após passar 10 anos na Grécia e algum tempo em Inglaterra emigra para França para estudar medicina mas no segundo ano do curso decide que este não era o rumo que queria seguir e o seu carácter forte fê-la regressar a Inglaterra, onde termina um mestrado em Lei Comercial e Económica. É aqui onde conhece seu esposo Elias. Posteriormente passou 8 anos a trabalhar no ramo financeiro na Bélgica e Alemanha, seguindo dum MBA em Espanha, onde ficou a trabalhar por uns anos. Em 2008, com o falecimento do seu pai é chamada a retornar à Etiópia e apesar de tencionar permanecer apenas por uns meses em Addis Ababa, o tempo que demorou a tratar dos assuntos familiares fê-la por lá permanecer já faz 10 anos onde tem gerido muito eficientemente o grupo Molaco, fundado pelo seu pai.
Heleanna é uma mulher extremamente entusiástica, levada por um desejo de atingir níveis de excelência e perpetuar  a sua herança familiar.

Café comprado diretamente do produtor por 20,95€/Kg

Blog Archive