Menu

0 Cart

O que é Specialty Coffee

Fevereiro 10, 2019 - by gbduarte
in blog 0 Comments

Imagine que pede um copo de vinho da casa e lhe servem uma bebida num copo preto sem lhe dizerem se é tinto ou branco, do Douro, do Alentejo ou do além, nem a(s) casta(s) ou ano de colheita.

Este é o cenário quando pede um café comercial.

–  entra o Specialty Coffee.

Quando pede um café Specialty num cliente da Sgt. Martinho dir-lhe-ão:

> a Origem [país, região, aldeia];

> o nome da Fazenda e/ou do Agricultor;

> o tipo de Processo utilizado para transformar a fruta na semente que consumimos;

> a Altitude de plantação;

>  a Varietal [casta];

> a data de torra, que deverá ser inferior a 45 dias à data do consumo.

Segundo a Specialty Coffee Association (SCA), o Specialty Coffee acontece através da dedicação das pessoas que fazem do seu trabalho uma constante prioridade na busca pela qualidade. Isto é portanto o trabalho de muitas pessoas durante o ciclo de vida do café – o agricultor, o comprador de café verde (por torrar), o torrador de café e por último o barista. Devemos definir o que é Specialty Coffee nas várias fases do ciclo de vida do café.

 

Para a Sgt. Martinho,

Specialty Coffee é café 100% Arábica; com pontução certificada superior a 80 numa escala de 100 pontos; cuja torra apenas desenvolveu e manteve as características do café (não sabe a erva, palha, fumo ou queimado, por exemplo); servido por um barista que domina as competências de extração e vaporização de leite, atento à água usada, que mantém a sua área de trabalho higienizada; e cuja informação está acessível e é transparente.

 

 

 

 

 

 

 

Blog Archive